segunda-feira, 25 de maio de 2015

Afinal de onde veio o Tutu?!

Tutu Ballet


Como bailarina eu sou apaixonada pelos collants, figurinos e em especial pelos Tutus. Não existe figurino mais bonito que um prato de tutu. Ele é parte do dia a dia de qualquer bailarina, nos ensaios, aulas de Pas de Deux (dança á dois) e principalmente apresentações. 
É uma espécie de saia, feita de tule com ou sem armação. Pronuncia-se "titi" ou tutu. Segundo a WikiPedia o tutu apareceu em 1820 e não foi referenciado como um tutu. Esse nome foi dado a partir de 1881. 
 Em 1832 Marie Taglioni o imor­ta­li­zou:  tratava-se de um cor­pete aper­tado e uma saia de várias cama­das, que se alonga quase até o tor­no­zelo, tam­bém cha­mado Tutu Romântico, e quando é curto chama-se Tutu Italiano. Na pri­meira apre­sen­ta­ção da peça “As Sílfides” esta ves­ti­menta pas­sou a ser a norma de exce­lên­cia dos bai­la­ri­nos. Mais tarde, o Tutu Romântico, branco e longo, mar­cado por bai­la­ri­nos em “Giselle”, “Las Bayaderas”, pas­sou a ser uti­li­zado como padrão. 

 Quais tipos de tutu existem?

 Tutu Clássico ou Prato


 São os tutus dos ballets clássicos como Bela Adormecida, Lago dos Cisnes dentre outros. É feito de várias camadas de tule sobre postas e de uma ou várias armações de arame.

Esse é um tutu antigo de 1960:

Desenhado por  Messel, Oliver Hilary Sambourne. Esse tutu clássico foi usado em 1960 em Bela Adormecida pela Princesa Aurora no primeiro ato.

Observem esse da atualidade:
Bailarina Alexandra Ansanelli como Princesa Aurora no ballet Bela Adormecida e David Makhateli como o Príncipe Florimundo no Royal Ballet. Nesse caso o tutu é branco porque eles se casam no terceiro ato do ballet.  

E esse também de 1960 mas em outro estilo chamado tutu sino:

Esse Tutu foi feito para Bugaku em 1966, uma obra de Balanchine, está em exposição no V&A em Londres. Mais fotos podem ser vistas nesse link: http://collections.vam.ac.uk/item/O105627/theatre-costume-karinska-barbara/



Um ballet muito importante é o Lago dos Cisnes, observem esse tutu de 1964

Usado pela bailarina Margot Fonteyn no papel de Odile no terceiro ato de Lago dos Cisnes em Viena em 1964. Em exibição no V&A em Londres

E esse da atualidade usado por uma bailarina do Bolshoi:
Sveltlana Sakarova, Odile Lago dos Cisnes Tereiro Ato.

 Tutu Romântico


 Esse tutu tem a saia mais comprida, com a altura entre os tornozelos e o joelho.
 É muito utilizado nos ballets românticos, como Giselle e As Sylphides. Ele tem uma leveza, não tem armação e dá a impressão de que a bailarina "voa".

Bailarina Marianela Nuñez no papel de Giselle e o bailarino cubano Carlos Acosta no papel de Albrecht, na obra Giselle.
Esse tutu de Les Sylphides foi usado pela bailarina Lydia Lopokova em 1909. Esta no museu V&A em Londres.


No ballet Giselle temos as Willis,  fantasmas de  noivas que morreram no dia do seu casamento, elas são caracterizadas por um tutu romântico, asas e uma coroa.
Willis do ballet Giselle segundo Ato.

 No site da bailarina brasileira Ana Botafogo ela fala mais sobre tutus: http://lojaanabotafogo.com.br/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-tutus/#.VWOjJk9Viko

Então é isso, quero aprender a costurar meus próprios tutus. Ainda vou postar fotos de designs meus.



Um comentário: